quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

MEU PORTFÓLIO DE CURSOS PARA MINISTRAR

 



CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 24 HORAS/AULA

OBJETIVOS
ü  Compreender os conceitos e fundamentais na gestão de risco
ü  Identificar, entender e diferenciar os principais modelos de avaliação de gestão de risco
ü  Identificar o status da gestão de riscos na Administração Pública Brasileira
ü  Elaborar matrizes de risco
ü  Desenvolver padrões de gerenciamento (planejamento, identificação, avaliação e análise) de risco para a gestão, avaliação e monitoramento dos processos e procedimentos organizacionais.
CONTEÚDOS
I. RISCO
I.1 - O que é Gestão de Riscos
I.2 - Elementos do risco: a organização (ambiente externo; recursos; ambiente interno; produtos/serviços; risco x oportunidade; impacto/consequências do risco (efeitos intermediários; efeito final)
I.3 - Origens e Histórico da Gestão de Riscos
II. GESTÃO DE RISCOS, CONTROLES INTERNOS E GOVERNANÇA
            II.1 - A Gestão de Risco nos Padrões de Governança
            II.2 - A Gestão de Risco no Referencial Básico de Governança do TCU
            II.3 - A Política de Gestão de Riscos do Governo Federal no Brasil: IN-CGU-MP-MP nº 01/2016 e outras políticas e diretrizes
III. MODELOS DE GESTÃO DE RISCOS ORGANIZACIONAIS
            III.1 - Modelo COSO I
            III.2 - Modelo COSO II (COSO-ERM)
            III.3 - Modelo da ISO 31000:2009
            III.4 - Modelos da INTOSAI – Guias GOV 9100 e GOV 9130
            III.5 - Modelo KING III
            III.6 - Modelo do IIA: As Três Linhas de Defesa
            III.7 -  Modelo Britânico (The Orange Book)
            III.7 - Modelo FERMA
III.8 - Modelo ISACA/COBIT 5
III.9 - Estudo Comparativo sobre as Principais Características dos Modelos de Gestão de Riscos
IV – CRIAÇÃO, IMPLANTAÇÃO, OPERACIONALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DE RISCOS
            IV.1 - Diagnóstico e Análise Situacional: como fazer o levantamento para estabelecer um modelo de gestão de riscos;
IV.2 - Análise Comparativa: como estabelecer parâmetros de benchmarking para construir um modelo de gestão de riscos
IV.3 - Construção de um Modelo Teórico: como definir um framework gráfico de gestão de risco institucional
IV.4- Estabelecimento de Políticas e Diretrizes: como elaborar política e diretrizes para a gestão de riscos
IV.5- Implantação do Modelo: como implantar um modelo de gestão de riscos
IV.6- Risco e Gestão da Mudança nas Organizações: preparando o staff para lidar com as resistências à gestão de riscos
V – A GESTÃO DE RISCOS NA PRÁTICA – COMO FAZER: Construção do Modelo de Gestão de Riscos
            V.1 - Definição do Escopo da Gestão de Riscos
            V.1- Definição e Revisão do Elementos do Risco
            V.1- Fazendo a Gestão de Risco:
V.1.1 - Identificação do Contexto da Gestão de Risco: fatores internos (Análise RECI); fatores externos e macroambiente (Análise SWOT)
V.1.2- Recursos e Instrumentos Organizacionais para a Gestão de Risco; Objetos (Escopo) e Níveis da Gestão de Risco
V.1.3- Análise De Risco:
V.1.3.1 - Identificação/mapeamento do Risco
V.1.3.2- Análise e Avaliação de Risco: Construção de Matrizes de Risco (Diagrama de Verificação do Risco - DVR; probabilidade x impacto; definição e construção de intervalos de probabilidades/impactos do risco; avaliação qualitativa do risco; como transformar matriz qualitativa em “quali-quantitativa”; matriz quantitativa de risco; noções básicas de estatística e probabilidade para a construção da matriz de risco (tamanho da amostra; outliers; a Curva Normal - Curva de Gauss)
V.1.3.3 - Tratamento do Risco: objetivos estratégicos e grau de exposição ao risco; alinhamento dos objetivos estratégicos, táticos e operacionais para a definição do grau de exposição ao risco; formas de tratamento do risco e tomada de decisão (Linhas de Defesa)
V.1.3.4 - Registro, Monitoramento e Avaliação da Gestão de Risco
V.1.3.5 - Estudo de Casos e Simulações de Análise de Risco: Avaliações do TCU do Grau de e Maturidade da Gestao de Riscos; Outros Estudos e Avaliações; Simulações



2 - GESTÃO DE RISCOS PARA GESTORES


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 24 HORAS/AULA

OBJETIVOS
ü  identificar, avaliar e gerenciar riscos organizacionais, inerentes ao contexto de sua atuação como gestor/líder, aplicando modelos, ferramentas e estratégias de tratamento de riscos e elaborando planos de contingência para suas áreas específicas, em alinhamento com a missão, a visão e os objetivos do negócio da organização.
CONTEÚDOS

I - Contexto da gestão de riscos pela liderança
·      Gerenciamento de riscos na gestão estratégico e tática.
·      Orientação estratégica e gestão de riscos
·      Gestão de riscos como habilidade de liderança
·      Alinhamento da visão, missão e negócio da organização com as atividades dos gestores/líderes
·      Definição do foco do negócio e das prioridades da gestão para o mapeamento de eventos de risco pela liderança
6) Compreensão do gestor como líder proativo na gestão dos riscos organizacionais

II - Elementos, modelos, princípios e fases da gestão de riscos organizacionais
  • Elementos do risco: impacto, incerteza e probabilidade.
  • Modelos de gestão de riscos organizacionais
  • Princípios da gestão de riscos organizacionais
  • Fases do processo de gestão de riscos organizacionais

III - Metodologia de gestão de riscos
  • Metodologias de levantamento dos fatores de riscos organizacionais
  • Eventos de risco no contexto da unidade do gestor
  • Matriz de incertezas
  • Tipologia de riscos organizacionais

IV - Análise e avaliação de riscos e Estratégias para tratamento de riscos
·         Gráficos, mapas e matrizes qualitativas e quantitativas de risco
·         Estratégias para tratamento de riscos
·         Planos de contingência: o que são, modelos, como elaborar




3 - GOVERNANÇA DAS AQUISIÇÕES NO SETOR PÚBLICO


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 24 HORAS/AULA

OBJETIVOS
ü  Capacitar os participantes para aplicar conceitos, padrões, estruturas análise de risco e itens de controle de governança nas atividades inerentes às aquisições públicas no seu órgão específico, bem como na Administração Pública em geral.
ü  Compreender os conceitos fundamentais de governança e suas aplicações no setor público.
ü  Entender como os componentes, práticas, padrões, estruturas e mecanismos de governança podem ser aplicados nas organizações públicas para: a formulação de estruturas de controles; o gerenciamento de riscos; o estabelecimento de padrões de comportamento, integridade e transparência; a avaliação e a prestação de contas.
ü  Compreender os princípios do Direito Administrativo e aplicá-los nas aquisições públicas.
ü  Conhecer as fases operacionais e estratégicas do processo de aquisições públicas.
ü  Desenvolver padrões de planejamento, análise de risco, avaliação e monitoramento dos processos e procedimentos das aquisições públicas, como forma de garantir a sua governança e o seu alinhamento com os objetivos estratégicos da organização.
CONTEÚDOS
  1. GOVERNANÇA - conceitos básicos; requisitos; objetivos; princípios; ameaças.
  2. O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BOA GOVERNANÇA: estrutura geral e principiológica da boa governança; a importância do planejamento para a governança na área pública:  o papel da governança na evolução do planejamento na Administração Pública.
  3. VISÃO SISTÊMICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA – metaprocesso das aquisições: planejamento da contratação; seleção do fornecedor; gestão do contrato.
  4. OS NOVOS PARADIGMAS DO DIREITO ADMINISTATIVO – Direito Administrativo: origens, conceitos e princípios fundamentais; mudanças de paradigma do Direito Administrativo em face das novas configurações do Estado Democrático de Direito; impactos nos processos de aquisições e na jurisprudência do TCU.
  5. GOVERNANÇA DAS AQUISIÇÕES E PONDERAÇÃO DE PRINCÍPIOS - princípios da Administração Pública aplicados às aquisições; ponderação de princípios; estudos de casos com base na jurisprudência do TCU.
  6. A EVOLUÇÃO DOS INSTITUTOS DAS AQUISIÇÕES PÚBLICAS - contextualização; pregão; SRP; RDC; privilégios das micro e pequenas empresas; sustentabilidade nas contratações públicas; terceirização; procedimentos para verificação dos cumprimentos dos requisitos trabalhistas; acordo de nível de serviço; garantias em favor da Administração.
  7. O PAPEL DAS INSTRUÇÕES NORMATIVAS E OUTRAS NORMAS INFRALEGAIS NO CAMPO DAS AQUISIÇÕES – hierarquia das normas; pragmatismo versus discricionariedade do gestor de aquisições; estudos de casos com base na jurisprudência do TCU.
  8. CONTROLE EXTERNO DAS AQUISIÇÕES - instrumentos de controle; controle de legalidade e controle de resultados; a natureza específica da responsabilização de agentes públicos perante o TCU: dolo e culpa; imprudência, imperícia e negligência; estudos de casos com base na jurisprudência do TCU.
  9. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL NO ÂMBITO DAS CONTRATAÇÕES - a integração do planejamento das aquisições no planejamento estratégico das organizações públicas.
  10. GOVERNANÇA DAS AQUISIÇÕES – conceito; especificidades; modelos; regras de cogência, risco e controle das deficiências de governança nas fases críticas dos subprocessos das aquisições; estratégia para a implantação de uma estrutura de governança das aquisições em órgãos e entidades da Administração Pública: metodologia, etapas e produtos.




CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 24 HORAS/AULA

OBJETIVOS
ü  Capacitar o participante para utilizar os conceitos das governanças pública e corporativa, nas ações e atividades da administração pública brasileira.
ü  Preparar o participante para elaborar ou revisar uma estrutura de governança.

CONTEÚDOS

  1. Origem, Objeto e Dilemas da Governança: Origem e Popularização da Governança; Mecanismos Originais e Objetos da Governança; Dilemas da Governança. Teorias Relacionadas à Governança: Teoria da Firma; Teoria da Agência; Teoria dos Contratos; Teoria da Escolha Pública. Modalidades de Governança: Governança Corporativa; Governança no Setor Público. Aplicações da Governança no Setor Público: Diretrizes para a Governança no Setor Público:  padrão OCDE; padrão COSO; padrão Banco Mundial; padrão do governo holandês.
  2. Origem e Evolução das Estruturas de Governança: Origem das Estruturas de Governança; Evolução das Estruturas de Governança. Padrão Inglês (CADBURY) e canadense (COCO) de estruturas de governança: Características da Estrutura de Governança do padrão CADBURY; Características da Estrutura de Governança do padrão COCO. Estrutura de Governança para a área de Tecnologia da Informação (COBIT): Características da Estrutura de Governança do padrão COBIT. Padrão americano (COSO) de estrutura de governança: Características da Estrutura de Governança do padrão COSO I; Características da Estrutura de Governança do padrão COSO II.
  3. Características da Governança no Setor Público: Origem e Evolução da Governança no Setor Público; Conceitos e Elementos da Governança no Setor Público; O Papel da Governança no Setor Público. Formas de Governança no Setor Público – o Estudo 13 do PSC/IFAC: Princípios de Governança Corporativa para o Setor Público; Recomendações de Governança para o Setor Público:  padrões de comportamento; estruturas e processos organizacionais; relatórios externos. Panorama Geral da Governança no Setor Público Brasileiro: Eixos de Governança na Gestão Pública Brasileira: planejamento, transparência, controle, responsabilidade e prestação de contas; Governança e as Reformas da Administração Pública no Brasil. Indicadores de Governança de Países: Os Indicadores Agregados de Qualidade da Governança para as Nações; O Papel dos Indicadores de Governança para o Desenvolvimento dos Países.
  4. Governança na Prática - Avaliação Maturidade da Governança por Itens de Controle: Padrões de Comportamento: liderança, princípios de conduta, probidade, objetividade, integridade e honestidade, relacionamento. Elaboração de roteiro de avaliação da maturidade da governança em organizações públicas com o objetivo de construção de uma estrutura (framework) de governança específica.





CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 32 HORAS/AULA

OBJETIVOS:
Ø Capacitar os participantes para aplicar conceitos, padrões, estruturas e itens de governança, gestão de risco e controle interno nas atividades inerentes ao seu órgão específico, bem como à Administração Pública.
Ø  Intensificar as ações de promoção da melhoria da gestão de Governança, Controle Interno e Gestão de Risco da organização para que ela alcance seus objetivos de forma eficaz, eficiente, econômica e efetiva.

CONTEÚDOS
I - INTRODUÇÃO À GOVERNANÇA
Ø  Origem, Objeto e Dilemas da Governança
Ø  Teorias Relacionadas à Governança
Ø  Modalidades de Governança: Governança Corporativa; Governança no Setor Público
II - ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA
Ø  Origem e Evolução das Estruturas de Governança:
Ø  Padrão Inglês (CADBURY) e Canadense (COCO) de estruturas de governança
Ø  Estrutura de Governança para a área de Tecnologia da Informação (COBIT)
Ø  Padrão Americano (COSO) de estrutura de governança
III - GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO
Ø  Características da Governança no Setor Público: Origem, Evolução, Elementos e Funções
Ø  Formas de Governança no Setor Público –Estudo 13 do PSC/IFAC: Princípios, Recomendações, Padrões, Estruturas e Processoss
Ø  Panorama Geral da Governança no Setor Público Brasileiro: Eixos de Governança na Gestão Pública Brasileira
IV - GOVERNANÇA E CONTROLE INTERNO
Ø  Itens de Controle e Avaliação da Governança - Padrões de Comportamento: liderança, princípios de conduta, probidade, objetividade, integridade e honestidade, relacionamento; Estrutura Organizacional e Processos: accountability institucional, accountability dos recursos públicos, canais de comunicação, transparência nas decisões, propósito da organização, qualidade dos serviços.
Ø  Papéis e Responsabilidade da Instituição: Balanceamento de poder e autoridade; Papéis e responsabilidades da alta cúpula da organização, dos dirigentes e gestores
Ø  Controles Organizacionais: Gerenciamento de riscos; Papéis e responsabilidades do controle interno, da auditoria interna e do controle administrativo; Planejamento, gestão financeira e capacitação de servidores
Ø  Avaliação e Prestação de Contas: Relatórios anuais de prestação de contas; Garantia de conformidade; Avaliação de desempenho;    Papéis e responsabilidades do controle externo
Ø  Estudos de Casos sobre Levantamento de Governança: Avaliação da Governança das estruturas dos controles internos do Setor Público 
V - CONTROLES INTERNOS E RISCO
Ø  Definições Básicas:    Controle Interno; Risco; Critérios para avaliação de Controles Internos; Interligação entre os critérios de avaliação dos Controles Internos
Ø  Planejamento: Compreensão integral da instituição; Identificação de áreas de risco da instituição; Avaliação dos controles gerenciais; Determinação das áreas de risco da entidade
Ø  Análise de risco: Mapeamento de risco; Avaliação de risco; Avaliação qualitativa do risco – probabilidade x impacto; Intervalos de probabilidades de ocorrência do risco; Intervalos numéricos das consequências do risco; Avaliação “quali-quantitativa” para análise de risco; Grau de exposição ao risco; Mapeamento de processos; Mapeamento de processo voltado para avaliação de controles e risco; Avaliação geral dos controles internos da instituição
Ø  Critérios de avaliação de controles internos baseados nos componentes: Avaliação dos riscos, ambiente de controle, atividades de controle, informação e comunicação, monitoramento; avaliando os controles internos gerais
VI - GOVERNANÇA, CONTROLES INTERNOS E RISCO - METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Ø  Critérios de avaliação de controles internos baseados nos objetivos: regularidade, ética, economicidade, eficiência, efetividade;
Ø  Avaliando os controles internos específicos
Ø  Matriz de avaliação específica de cada atributo de objetivo de controle interno
Ø  Matriz de avaliação geral dos objetivos dos controles internos
Ø  Governança e Gestão de Risco: como fazer e como implantar
Ø  Elaboração de roteiro de avaliação da maturidade da Governança em Organizações públicas
-   

6 - ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 32 HORAS/AULA

OBJETIVOS

ü  Apresentar os aspectos teóricos e metodológicos das políticas públicas para propiciar a aquisição de conhecimentos que possibilitem, a partir de uma perspectiva interdisciplinar crítica e prática, desenvolver a capacidade teórico-analítica e operacional dos alunos para analisar políticas públicas, com a finalidade de monitorar e avaliar as políticas implementadas, propor a formulação e implementação de outras mais eficazes, bem como a correção no formato das já existentes.
ü  Compreender as principais teorias e metodologias que orientam o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
ü  Compreender o problema para o qual a política pública foi desenhada, seus possíveis conflitos, a trajetória seguida e o papel dos indivíduos, grupos e instituições que estão envolvidos na decisão e que serão afetados por ela.
ü  Analisar políticas públicas, com a finalidade de monitorar as já implementadas, propor a formulação e implementação de novas, bem como a correção no formato das já existentes.

CONTEÚDOS

  1. FUNÇÕES DO ESTADO: Racionalidade da Intervenção Estatal – Natureza dos Bens e Serviços. O Estado Neoliberal. O Estado do Bem-Estar Social (Welfare State). Políticas Públicas e Separação de Poderes.
  2. TEORIAS E SISTEMAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS: Políticas Públicas: conceitos, características, processo e ciclo. Introdução aos Modelos de formulação e análise de políticas públicas: o modelo de Theodor Lowi; Incrementalismo; o ciclo da política pública; o modelo “garbage can”; o modelo da coalizão de defesa; o modelo de arenas sociais; modelo do “equilíbrio interrompido”; modelos influenciados pelo “novo gerencialismo público” e pelo ajuste fiscal. A teoria neo-institucionalista. Atores e Instituições nas Políticas Públicas.
  3. TIPOLOGIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: Classificação das Políticas Públicas – tipologia versus taxonomia. A Tipologia de Theodor Lowi. Classificação dos Instrumentos de Políticas Públicas.
  4. BASES INFORMACIONAIS PARA A ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS: Indicadores Sociais: propriedades, tipologias e fontes. Indicadores Sintéticos.
  5. ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Conceito e Tipologia de Análise de políticas públicas. Roteiro para a Análise de Políticas públicas. Visões do Estado e Análise Política. A Análise de Políticas Públicas no Contexto da Realidade Brasileira. Diferentes Dimensões na Análise de Políticas Públicas: dimensão histórica e institucional; dimensão processual; dimensão organizativa. Estudos de Casos Concretos e Hipotéticos de Análise de Políticas Públicas: análises das políticas públicas de prevenção em Aids; níveis de Análise: política nuclear e política de controle de preços no Brasil. Modelos de Formulação de Políticas Públicas




7 - CONTROLE EXTERNO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 32 HORAS/AULA

OBJETIVOS

ü  Preparar os participantes para compreender a forma como o Controle Externo se organiza, opera, influencia e interage com a administração pública brasileira, mediante ações de controle e fiscalização, para a melhoria dos processos de planejamento e gestão, bem como fornecer instrumentos para que os participantes enfrentem os desafios do planejamento, gerenciamento e avaliação de ações, programas e políticas públicas em consonância com os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, os quais regem a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União.
ü  Capacitar os alunos para os concursos da área de controle e fiscalização da administração pública.

CONTEÚDOS

  1. ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE CONTROLE EXTERNO: Sistemas de Tradição Anglo-Saxônica – Controladorias e Auditorias Gerais. Sistemas de Tradição Latina – Tribunais e Conselhos de Contas. Sistema de Controle Externo no Brasil.
  2. ASPECTOS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS DO CONTROLE EXTERNO: O Controle Externo no Ordenamento Jurídico Brasileiro. O Controle Externo na Constituição de 1988. Controle Externo e as Normas Infraconstitucionais. Lei Orgânica e Regimento Interno do Tribunal de Contas da União -TCU. Controle Externo e a Lei de Licitações. Controle Externo e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Controle Externo e o Acompanhamento da Gestão Orçamentária – Obras Públicas.
  3. PRINCÍPIOS DA PRESTAÇÃO DE CONTAS: O Princípio Geral da Prestação de Contas - Governança e Accountability. O Princípio da Prestação de Contas na Constituição de 1988. Contas de Governo e Contas de Gestão. Dimensões do Processo de Contas.
  4. TOMADA E PRESTAÇÃO DE CONTAS: Natureza da Tomada e da Prestação de Contas e da Tomada de Contas Especial. Decisões em Processos Tomada e de Prestação de Contas e de Tomada de Contas Especial.
  5. FISCALIZAÇÃO: Iniciativa da Fiscalização. Instrumentos de Fiscalização. Planejamento da Fiscalização. Execução da Fiscalização. Objetos de Fiscalização. Decisões em Processos de Fiscalização.
  6. RESPONSABILIDADE DO GESTOR PÚBLICO: A Jurisdição do TCU e o Dever de Prestar Contas do Gestor. Eficácia das Decisões do TCU.
  7. SANÇÕES, DEFESAS E RECURSOS: Sanções: Multa; Inabilitação para Exercício de Cargo em Comissão ou Função de Confiança; Medidas Cautelares; Outras Sanções. Procedimentos sobre o Exercício da Ampla Defesa no Âmbito do TCU. Recursos Aplicáveis às deliberações do TCU.




8 - ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA - TEORIA E PRÁTICA


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 24 HORAS/AULA

OBJETIVOS

ü  Aumentar o senso de responsabilidade pelo alcance dos objetivos e metas da organização; preparar os funcionários para decidirem de forma rápida e coerente com sentido de integração e unidade de decisão; contribuir para localizar a tomada de decisão e a solução de problemas, tão próximos quanto possível, das ocorrências, recursos ou fontes de informações relevantes; facilitar os trâmites administrativos e as soluções de problemas em todos os níveis da organização.
ü  Desenvolver a visão administrativa e a habilidade negocial de seus colaboradores; desenvolver a confiança mútua dos elementos e das equipes da organização, em todos os níveis de sua estrutura; estimular relacionamentos mais cooperativos e criativos entre os elementos e grupos interdependentes.
ü  Aumentar a conscientização sobre os processos individuais e sociais que ocorrem na organização e suas consequências para o desempenho institucional; promover a discussão e troca de ideias sobre temas de fundamental importância para o desenvolvimento do trabalho diário.
ü  Indicar caminhos para a liderança positiva e motivadora baseada em valores; capacitar os participantes para atuarem como avaliadores da gestão da ética no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública.
ü  Estabelecer um marco de referência sobre avaliação no tema ética, abrangendo a análise e a aplicação da avaliação da gestão da ética, a avaliação da suscetibilidade de entidades públicas a desvios éticos, a avaliação da postura ética dos servidores e empregados públicos.

CONTEÚDOS

I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (Ética, Filosofia, Economia e Administração Pública; Dilemas Éticos: conceito e tipologia; Ética, Globalização e Serviço Público; Controles Internos, Integridade e Valores Éticos na Administração Pública)
II – MARCO LEGAL DA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA (Convenções Internacionais; Princípios Constitucionais da Administração Pública; Legislação; Código de Ética do Servidor Público; Código de Ética da Alta Administração Pública Federal)
III – A ÉTICA COMO OBJETO DE GESTÃO (Maturidade Moral e Ética Organizacional; Ética Formalizada: A Estrutura Básica de um Código de Ética Profissional na Administração Pública;)
IV – GESTÃO DE ÉTICA (Administrando Dilemas Éticos na Administração Pública; Gestão de Ética e Estratégia de Desenvolvimento Sustentável Organizacional)
V – METAS E RECOMENDAÇÕES - AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA ÉTICA (Objetivos e Benefícios da Avaliação da Gestão de Ética; Metodologia De Base Para Controles e Avaliações Sobre Gestão de Ética; Roteiro de Questões para Avaliação da Gestão de Ética: Avaliando o Risco Institucional a Desvios Éticos; Avaliando o Ambiente Ético; Critérios para a Existência de uma Infraestrutura de Gestão de Ética; Fases para a Realização do Levantamento sobre Gestão de Ética na Adm. Pública; Questionário de Avaliação da Gestão de Ética). _________________________________________________________________________________

9 - ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL INSTITUCIONAL


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 32 HORAS/AULA

OBJETIVOS

ü    Capacitar gestores para realizar levantamento, no âmbito nas instituições em que atuam, das ações administrativas e operacionais que contribuam para o desenvolvimento sustentável, visando elaborar uma Estratégia de Desenvolvimento Sustentável para a instituição.
ü    Entender a estratégia de desenvolvimento sustentável (EDS) como um instrumento que apresenta os objetivos de uma organização e seu plano de ação para impulsionar o desenvolvimento sustentável (DS), mediante ações que procurem sistematicamente integrar às suas atividades diárias o conceito de DS.
ü    Transformar a teoria do DS em prática organizacional (levar os princípios do desenvolvimento sustentável da teoria à pratica).
ü    Ajudar as organizações/gestores a ampliarem suas perspectivas sobre suas atividades, integrando, de maneira mais sistemática, questões ambientais, sociais, políticas e culturais em suas políticas, seus programas e suas operações.
ü    Fornecer benchmarks com as quais as organizações/gestores possam medir seus progressos.
ü    Desenvolver ferramentas de gestão para avaliar se e até que ponto os compromissos socioambientais de uma instituição estão sendo cumpridos, por intermédio da formulação, implementação e mensuração de uma Estratégia de Desenvolvimento Sustentável organizacional.

CONTEÚDOS

  1. Origem, conceitos e dimensões do desenvolvimento sustentável.
  2. Metodologias para realização de levantamento de ações administrativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
  3. Realização de levantamento, no âmbito da instituição, das ações administrativas e operacionais que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
  4. Elaboração de relatório sintético das ações administrativas e operacionais que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
  5. Desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade.
  6. Elaboração de estratégia de desenvolvimento sustentável institucional.
  7. Desenvolvimento de currículo para a capacitação de pessoal em avaliação de levantamento de ações estratégicas e atividades organizacionais que contribuam para o desenvolvimento sustentável

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10 - TÉCNICAS DE ENTREVISTA APLICADAS ÀS AÇÕES DE CONTROLE


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 24 HORAS/AULA
OBJETIVOS

ü  Identificar as principais técnicas de elaboração e condução de entrevistas.
ü  Identificar e controlar os processos de comunicação na condução de entrevistas.
ü  Reconhecer a importância da entrevista para a obtenção de dados de fontes primárias.
ü  Conduzir entrevistas no contexto de ações de controle.
ü  Analisar as informações e dados obtidos nas entrevistas.
ü  Avaliar o grau de confiabilidade das informações e dados obtidos, mediante entrevistas.
ü  Identificar os limites e possibilidades da entrevista na atuação do profissional de controle.
ü  Verificar se as informações e os dados obtidos mediante entrevistas podem ser usados como evidências das ações de controle.
CONTEÚDOS
  1. TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS: dados primários, observação direta, questionários, entrevistas.
  2. ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO – APLICAÇÃO NA ENTREVISTA; Portas da Percepção. Recursos de Sintonia: comunicação verbal - comunicação não verbal. Sistema representacional. Comunicação não verbal: sinais não verbais do entrevistado: identificação dos sentimentos do entrevistado; sinais não verbais do entrevistado: identificação dos sentimentos do entrevistado pela interpretação da expressão dos olhos.
  3. ASPECTOS MOTIVACIONAIS NA ENTREVISTA: Conceito de Motivação. Tipos de Motivação. Motivações Humanas. A motivação na Entrevista.
  4. TÉCNICAS DE ENTREVISTAS - ASPECTOS GERAIS: Conceitos. Princípios Básicos. Finalidades. O entrevistador. Fases: preparação; planejamento; roteiro; ferramentas; condução; registro.
  5. TÉCNICAS DE ENTREVISTAS - APLICAÇÃO ÀS AÇÕES DE CONTROLE: Diferenças entre Entrevista, Inquirição e Audiência. O uso da técnica de entrevista nas ações de controles: objetivos, potencialidades e limitações. Os tipos de entrevistas em ações de controle: entrevista de apresentação; entrevista de coleta de dados e informações (estruturada, não estruturada, semiestruturada). Requisitos da boa entrevista e do entrevistador eficiente. Os tipos de entrevistas em ações de controle. Coleta de dados e informações. Entrevista não estruturada: desenvolvimento das questões (questões abertas e fechadas); avaliação das respostas; Entrevista estruturada: desenvolvimento das questões (questões fechadas; questões aparentemente abertas; questões de preenchimento de lacunas; questões de múltipla escolha simples; questões de múltipla escolha com estimação ou escala); realização do pré-teste; preparo do entrevistado.
  6. PREPARANDO A ENTREVISTA: Planejamento da Entrevista. Roteiro de Entrevista: elaboração de roteiros de entrevistas; componentes do roteiro de entrevista. A vertente emocional da entrevista. O vocabulário a ser usado. Os possíveis bloqueios.
  7. DESENVOLVIMENTO DA ENTREVISTA: Atividades antes da entrevista (preparação da infraestrutura e dos recursos e motivação prévia dos entrevistados). Atividades durante a entrevista (a garantia da boa condução e da manutenção de um bom ambiente). Atividades após a entrevista (informações sobre o encaminhamento posterior, as expectativas mútuas, os compromissos éticos e os futuros contatos). Comportamento durante a entrevista (técnicas posturais de corpo e voz, fases da entrevista, manejo dos recursos e do ambiente).
  8. CONCLUSÃO DA ENTREVISTA: O encerramento da entrevista. Registrando as informações. Identificação e/ou confirmação de ‘achados’ a partir de dados e informações obtidas nas entrevistas. Tabulação de dados quantitativos e ordenação de dados qualitativos. Tratamento de dados.



11 - ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 40 HORAS/AULA
OBJETIVOS

Ø  Compreender os conceitos, marco normativo e os principais eventos do processo da gestão orçamentária e financeira governamental.
Ø  Definir as leis básicas da gestão: PPA, LDO e orçamento anual.
Ø  Descrever a organização do orçamento anual.
Ø  Relacionar os principais condicionantes da elaboração orçamentária.
Ø  Explicar os principais eventos da execução orçamentária e financeira: a programação financeira e contingenciamento; os estágios da execução da despesa; e os mecanismos de alteração do orçamento durante a execução.
Ø  Conceituar e diferenciar as modalidades de orçamento.
Ø  Descrever as novas tendências orçamentárias.
Ø  Compreender, de forma holística, o processo e elaboração e execução orçamentária.
CONTEÚDOS
                   I.            Conceitos fundamentais sobre orçamento público. Orçamento público: conceito tradicional e conceito moderno.
                II.            Orçamento Público e Papel do Estado na Economia. Teoria da Escolha Pública e o Processo Orçamentário.
             III.            Princípios orçamentários.
·        sistema orçamentário e o ciclo ampliado.
             IV.            Natureza jurídica do orçamento; Leis superordenadoras e leis vinculadas. controvérsias acerca do caráter da lei orçamentária: caráter autorizativo versus mandatório; lei formal x lei material.
                V.            Orçamento e a Dívida Pública Federal: A Lei de Responsabilidade Fiscal no contexto da dívida pública. Os limites de endividamento. A Lei de Diretrizes Orçamentárias no contexto da dívida A Lei Orçamentária Anual no contexto da dívida pública. Elaboração da proposta orçamentária da dívida pública.
             VI.            Processo de Elaboração do Orçamento - (fase do Poder Executivo). Lei orçamentária anual – LOA - conteúdo: dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das empresas. Prazos de elaboração e apreciação da LOA. As etapas, os responsáveis, os produtos gerados e o fluxo do processo de elaboração da PLOA; Instâncias institucionais do processo orçamentário.
          VII.            Processo de Elaboração do Orçamento - fase do Poder Legislativo: ddiscussão, votação e aprovação da Lei do Orçamento. Comissão Mista de Orçamento: composição e direção. Áreas temáticas. Relator-geral e relatores adjuntos. Relatórios: preliminar, da receita, das áreas temáticas e final. Emendas Orçamentárias: tipos, modalidades e recursos; cancelamento de dotações; créditos aadicionais.
       VIII.            Organização do orçamento. Classificações da despesa: institucional; funcional; estrutura programática; natureza. Identificadores: Classificações da receita: categorias econômicas; fontes de receitas; institucional e fontes de recursos.
             IX.            Execução do orçamento: Execução orçamentária e financeira: Detalhamento da despesa. Programação orçamentária e financeira e o contingenciamento. Estágios da despesa: empenho (modalidades), liquidação e pagamento. Adiantamento (suprimento de fundos). Rigidez em decorrência das vinculações e das despesas obrigatórias. Vinculações da Receita Desvinculação das receitas da União (DRU).

12 – AVALIAÇÃO DE CONTROLES INTERNOS


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 24 HORAS/AULA

OBJETIVOS

Ø  Capacitar profissionais com informações conceituais e orientações práticas para a realização de auditorias de controles internos.
Ø  Fornecer um guia prático para equipes de auditoria que pretendem realizar trabalhos de avaliação de controles internos.

CONTEÚDOS

       I.            DEFINIÇÕES BÁSICAS: Controle Interno. Risco; Critérios para Avaliação de Controles Internos: Metodologia COSO; Interligação entre os Critérios de Avaliação dos Controles Internos
    II.            ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA:
Planejamento: compreensão integral da instituição; identificação de áreas de risco da instituição; metodologia COSO II; avaliação dos controles gerenciais; determinação das áreas de risco da entidade; análise de risco; mapeamento de risco; avaliação de risco; avaliação qualitativa do risco – probabilidade x impacto; intervalos de probabilidades de ocorrência do risco; intervalos numérico das consequências do risco; avaliação “quali-quantitativa” para análise de risco; grau de exposição ao risco; mapeamento de processos; mapeamento de processo voltado para avaliação de controles e risco; avaliação geral dos controles internos da instituição; critérios de avaliação de controles internos baseados nos componentes: avaliação dos riscos, ambiente de controle, atividades de controle, informação e comunicação, monitoramento; avaliando os controles internos gerais.
Execução: critérios de avaliação de controles internos baseados nos objetivos: regularidade, ética, economicidade, eficiência, efetividade; avaliando os controles internos específicos; matriz de avaliação específica de cada atributo de objetivo de controle interno; matriz de avaliação geral dos objetivos dos controles internos.
Relatório: padrões gerais de relatórios em auditorias; padrões gerais de elaboração de relatórios; padrões específicos para relatórios de auditoria de controles internos; parte geral: folha de rosto; resumo; sumário; listas de figuras e tabelas; apresentação; introdução; parte específica: achados de auditoria; outros fatos relevantes; conclusão; proposta de encaminhamento.




13 – GESTÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 40 HORAS/AULA

OBJETIVOS
ü  Capacitar profissionais para elaborar, implementar, monitorar e avaliar projetos, programas e políticas públicas.

CONTEÚDOS
       I.            Estado, planejamento, projetos, programas e políticas públicas.
    II.            Ciclo dos projetos. Técnicas de elaboração de projetos (marco lógico).
 III.            Gerenciamento, monitoramento e avaliação de projetos.
 IV.            Fundamentos e conceitos relacionados às políticas públicas.
    V.            Desenvolvimento local e participação.
 VI.            Indicadores qualitativos de desenvolvimento social.
VII.            O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
VIII.            A gestão das políticas públicas por resultados.
 IX.            Ferramentas para formulação e gestão de políticas públicas.





14 – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 24 HORAS/AULA

OBJETIVOS

ü  Capacitar profissionais para avaliar os impactos da relação homem e meio ambiente sob os aspectos da sustentabilidade dos produtos e processos a partir da aplicação de indicadores específicos e em conformidade com os preceitos da responsabilidade socioambiental.
ü   Identificar, construir e operar indicadores de sustentabilidade.
ü   Aplicar o conhecimento para avaliar projetos de diferentes áreas (cultural, social, econômica e ambiental).

CONTEÚDOS

       I.            Conceitos de desenvolvimento sustentável.
    II.            Gestão de cidades e a sustentabilidade ambiental; cultura; ocupação do solo; responsabilidade ambiental; uso eficiente dos recursos; reutilização; reciclagem.
 III.            Desenvolvimento urbano e regional sustentável: conceitos e dimensões.
 IV.            Políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável no Brasil.
    V.            Etiologia da crise socioambiental.
 VI.            Teorias correntes de modernização e de desenvolvimento.
VII.            Abordagens conceituais de política ambiental.
VIII.            Instrumentos de política ambiental e de desenvolvimento sustentável.
 IX.            Regulação, políticas públicas e governança ambiental: políticas e legislação ambiental no Brasil.
    X.            Efetividade de políticas ambientais: experiências e análises




 

15 - ANÁLISE DE POLÍTICAS MACROECONÔMICAS


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 40 HORAS/AULA

OBJETIVOS

ü  Entender as relações de causalidade entre as variáveis macroeconômicas.
ü  Criticar com fundamentação teórica as políticas fiscal e monetária.
ü  Identificar nas decisões econômicas dos governos elementos de política monetária e fiscal.
ü  Avaliar a coerência teórica da política econômica brasileira atual.
ü  Identificar os fundamentos teóricos das decisões do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil – Copom.
ü  Formular diretrizes de política monetária e/ou fiscal para resolver problemas econômicos da realidade brasileira.
ü  Compreender as causas da inflação e do desemprego.
Realizar uma leitura crítica das notas do Bacen para imprensa sobre política monetária e fiscal.

CONTEÚDOS

  1. INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS ECONÔMICAS: Conceituações básicas: política econômica, política fiscal, política monetária, política cambial e política comercial.
  2. PREPARAÇÃO PARA O ESTUDO DE MODELOS ECONÔMICOS: Diferenciações metodológicas básicas: modelo vs. realidade; ciência vs. ideologia; economia normativa vs. economia positiva.
  3. DEMANDA AGREGADA E OFERTA AGREGADA: A curva de demanda agregada: derivação gráfica e analítica da demanda agregada. A curva de oferta agregada.
  4. EQUILÍBRIO REAL E MONETÁRIO: Mercado monetário: a curva LM. Mercado do produto: a curva IS. Equilíbrio simultâneo. Situações de desequilíbrio.
  5. POLÍTICA FISCAL: Mudanças nos gastos públicos. Mudança na tributação.
  6. POLÍTICA MONETÁRIA: Mudança exógena da oferta de moeda. Mudança induzida da oferta de moeda.
  7. COMBINAÇÕES DE POLÍTICAS FISCAL E MONETÁRIA: Aumento dos gastos públicos e expansão monetária. Aumento dos gastos públicos e contração monetária. Redução das despesas públicas e expansão monetária.
  8. INTRODUÇÃO À POLÍTICA FISCAL E POLÍTICA MONETÁRIA EM ECONOMIA ABERTA: Equilíbrio do Balanço de Pagamentos: derivação gráfica do equilíbrio externo (obtenção da curva BP). Situações de desequilíbrio externo. Regimes Cambiais e Política Econômica. Introdução ao Modelo Mundell-Fleming.
  9. DEBATES SOBRE POLÍTICA MACROECONÔMICA CONTEMPORÂNEA: Políticas fiscal e monetária: qual delas é fundamental para a demanda agregada? Os Formuladores de políticas monetárias e fiscais deveriam tentar estabilizar a economia? A política monetária deveria se feita por regras, e não discricionariamente? O Banco Central deveria buscar a inflação zero? O governo deveria equilibrar seu orçamento? A legislação tributária deveria ser reformada para estimular a poupança?



16 - ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 40 HORAS/AULA

OBJETIVOS

Ø  Identificar e compreender os elementos econômicos relacionados à atividade governamental.
Ø  Reconhecer o conflito entre eficiência e equidade nas políticas públicas.
Ø  Identificar e compreender as falhas de mercado.
Ø  Compreender as razões para o tamanho e o crescimento do governo.
Ø  Identificar os ganhos da intervenção governamental na oferta de bens públicos.
Ø  Identificar e compreender as soluções governamentais para o problema das externalidades negativas.
Ø  Compreender a importância e os objetivos da regulação estatal.
Ø  Avaliar o papel do ambiente institucional e das instituições no desenvolvimento econômico.
Ø  Formular diretrizes de políticas públicas para resolver problemas conjunturais ou estruturais da sociedade brasileira.
Ø  Entender o papel da Teoria da Escolha Pública na crítica da intervenção do estado na economia.
Ø  Entender os principais aspectos da atuação do setor público ao nível microeconômico.
Ø  Entender as relações de causalidade entre as variáveis macroeconômicas.
Ø  Compreender as causas da inflação e do desemprego
Ø  Identificar, nas decisões econômicas dos governos, os fundamentos teóricos de política monetária e fiscal.

CONTEÚDOS
I – O ESTADO E A ECONOMIA: Metodologia e Escopo da Economia do Setor Público; Origens e Evolução da Economia do Setor Público; As Funções Clássicas do Estado na Economia; Intervenção do Estado na Economia sob a Ótica das Falhas de Mercado; Intervenção do Estado na Economia sob o Prisma da Teoria dos Bens Públicos; Críticas à Intervenção do Estado na Economia.
II – FINANCIAMENTO E GASTO PÚBLICO: Tributação; O Sistema Tributário Nacional; Efeitos Econômicos (Eficiência e Ineficiência) da Tributação; O Orçamento do Governo; A Dívida Pública e Déficit Público; Mecanismos de Financiamento do Déficit Público.
III – OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA ECONÔMICA - AS POLÍTICAS DE AJUSTES E REGULAÇÃO DO SETOR PÚBLICO: Políticas Macroeconômicas – Atores e Variáveis; Política Fiscal e Política Monetária; Política Comercial e Política Cambial; O Modelo Keynesiano Básico - demanda agregada e oferta agregada; Políticas Macroeconômicas com Economia Aberta; Políticas de Regulação – O Estado Regulador.
IV - POPULAÇÃO, EMPREGO, RENDA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E O SETOR PÚBLICO NA ECONOMIA GLOBALIZADA: Desemprego; Inflação; Crescimento e Desenvolvimento Econômico; O Setor Público e a Globalização Econômica; O Estado Moderno na Economia Globalizada; Análise do Desempenho da Economia Brasileira na Conjuntura Atual



17 - METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 40 HORAS/AULA

OBJETIVOS

Ø  Descrever os principais métodos e técnicas de pesquisa científica.
Ø  Identificar o papel da ciência, bem como os tipos de conhecimento, os métodos e as técnicas de pesquisa científica.
Ø  Ordenar as diferentes etapas de trabalho que constituem o caminho a ser percorrido para materialização de uma investigação científica.
Ø  Utilizar o conhecimento como ferramenta visando a organizar e sistematizar a realização de trabalhos e pesquisas que possam ser divulgados nos mais variados meios acadêmicos e profissionais.
Ø  Criticar as pesquisas publicadas nos diversos meios, verificando sua consistência teórica, metodológica e técnica.
Ø  Operacionalizar suas próprias ideias com o instrumental adequado para escolher um determinado problema relevante e tratá-lo sob a ótica de um pesquisador.
Ø  Selecionar um tema, elaborar um pré-projeto, escolher um orientador, preparar um projeto consistente e, então, iniciar suas atividades de pesquisa.
Ø  Elaborar, observando todas as normas de apresentação de trabalhos científicos, um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.

CONTEÚDOS

       I.        Ciência – Definições e Classificações.
    II.        Definições Essenciais no Estudo de Metodologia Científica: Método, Técnica, Conceito, Constructo, Fato, Lei, Teoria, Hipótese, Variável, Ciência, Ideologia.
 III.        Construção e Tipologias do Conhecimento.
 IV.        Natureza e Características do Conhecimento Científico.
    V.        Critérios na Busca pela Verdade.
 VI.        Fontes de Motivação à Pesquisa.
VII.        Esquema Geral da Pesquisa Científica – Concepção e Organização da Pesquisa.
VIII.        Métodos Científicos.
 IX.        Tipologias dos Trabalhos Acadêmicos.
    X.        Tipos de Pesquisa.
 XI.        O Itinerário Geral da Pesquisa Científica.
XII.        Áreas de Conhecimento e Objeto de Pesquisa das Ciências Sociais Aplicadas – Administração, Contabilidade e Economia.
XIII.        A Estrutura do Projeto de Pesquisa.
XIV.        O Problema de Pesquisa.
XV.        A Revisão da Literatura – Referencial Teórico.
XVI.        A Hipótese de Pesquisa.
XVII.        Técnicas de Pesquisa – as estratégias de verificação e de coleta de dados e informações.
XVIII.        O Relatório de Pesquisa.

 




18 – AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS


CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 40 HORAS/AULA

OBJETIVOS

Ø  Capacitar profissionais para reconhecer a importância das avaliações socioeconômicas de projetos para o seu gerenciamento.
Ø   Identificar e operar as metodologias e técnicas de avaliação socioeconômica de projetos.
Ø   Aplicar o conhecimento para avaliar projetos de diferentes áreas (cultural, social, econômica e ambiental).

CONTEÚDOS

       I.            Diferenciações Metodológicas Essenciais da Avaliação Econômica de Projetos: modelos econômicos vs. realidade; economia normativa vs. economia positiva; avaliação financeira vs. avaliação econômica.
    II.            Externalidades: benefícios diretos e indiretos dos projetos.
 III.            Metodologias de avaliação de projetos: definição do mérito do projeto; análise custo/benefício vs. análise custo/efetividade (metodologias alternativas).
 IV.            Indicadores de viabilidade; custos e retornos; valor presente líquido.
    V.            Análise custo/benefício.
 VI.            Ordenamento de projetos por multi-atributos (pontos).
VII.            Incertezas do projeto - análise de sensibilidade; ponto de Equilíbrio.
VIII.            Avaliação Econômica de Projetos Sociais




19 – CURSO DE FINANÇAS PESSOAIS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARGA HORÁRIA TOTAL PREVISTA: 20 HORAS/AULA
OBJETIVOS

Ø  Aprender e vivenciar as bases do conhecimento necessário para começar a trajetória rumo ao sucesso financeiro e independência financeira.
Ø   Desenvolver os domínios cognitivos, técnicos e psicológicos/emocionais para o gerenciamento das finanças pessoais.

PROGRAMA
Domínios Estruturantes
I - Domínios Emocionais/Psicológicos: (1) DISCIPLINA e PERSEVERANÇA; (2) ECONOMIA COMPORTAMENTAL
II - Domínios Cognitivos/Técnicos: (3) MATEMÁTICA e ESTATÍSTICA, (4) LÓGICA, (5) GESTÃO DE RISCO; Módulo Operacional: (6) PORTUGUÊS e INGLÊS, (7) INFORMÁTICA, (8) CONTABILIDADE PESSOAL e (9) MATEMÁTICA FINANCEIRA com o uso da Planilha Excel.
II - Domínio Prático: (10): como e onde investir com risco zero e ganho sempre positivo.
ConteúdosDomínios Estruturantes
(1) DISCIPLINA: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”; como resistir às tentações do consumo (presente) para consumir mais (no futuro); PERSEVERANÇA: usando o tempo a seu favor; visualizar e saborear, mas nunca comer a sobremesa antes do prato principal; a importância do tempo na variável riqueza; indo “devagar, porém constante”.
(2) ECONOMIA COMPORTAMENTAL: racionalidade e irracionalidade econômica; como descobrir o lado oculto das nossas decisões para guiá-las a um melhor caminho; descobrindo porque o medo de perder é mais forte do que o medo de ganhar; como não ser enganado por você mesmo.
(3) MATEMÁTICA e ESTATÍSTICA: perdendo o medo e explorando o maravilhoso mundo dos números e fórmulas para investir com sucesso; como utilizar dados pertinentes para mensurar performance e fazer previsões e escolhas mais acertadas; confiando mais nas estatísticas para se livrar das “pérolas” da intuição.
(4) LÓGICA: as regras do raciocínio correto; aprender a pensar para aprender a melhor fazer.
(5) GESTÃO DE RISCO: unindo a Matemática, a Estatística e a Lógica para fazer previsões e tomar decisões com grandes chances de acerto.
(6) PORTUGUÊS: saber ouvir e saber falar; o poder da comunicação nas decisões de investimento. INGLÊS: decifrando a linguagem mundial dos investimentos para melhor se informar e melhor investir.
(7) INFORMÁTICA: usando computadores, tablets, smartphones e os APPs de forma eficiente; como não perder tempo com gadgets e deles tirar o melhor proveito para investir.
(8) CONTABILIDADE PESSOAL: elaborando seu balancete e balanço pessoal; como mapear, registrar e acompanhar suas despesas para tomar decisões de gasto, poupança e investimentos mais sábias.
(9) MATEMÁTICA FINANCEIRA (com o uso da Planilha Excel): voltando às origens: a importância de entender o simples (juros) antes de dominar o complexo (desvendando poder dos juros compostos); como elaborar suas próprias planilhas, gráficos e tabelas para prever e calcular quanto você vai ganhar nos investimentos.
(10) MÃOS À OBRA - como e onde investir com risco zero e ganho sempre positivo: da renda fixa à renda variável; o método 7 X 7 de investir sem risco; alcançando voo alto: mercado de opções ou como ganhar dinheiro honestamente sem ter um centavo no bolso.


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